28 nov

Tipos de acabamento em mármore: as melhores opções

  novembro 28, 2023 Cobral Dicas 0

Você conhece os tipos de acabamento em mármore? Considerado uma das pedras naturais mais sofisticadas, o mármore tem um lugar especial nos projetos. Trata-se de um material que transmite requinte e elegância a um ambiente, em qualquer aplicação.

Entretanto, garantir um acabamento perfeito é indispensável para ter uma estrutura bonita, resistente e alinhada ao design. Por essa razão, é uma das etapas mais importantes para concluir um projeto com excelência e ótimos resultados.

Se você está em dúvida sobre qual acabamento em mármore escolher, não se preocupe que vamos ajudar. Continue a leitura deste post e veja quais são os principais tipos e o que considerar para escolher a técnica ideal para a situação!

Quais são os principais tipos de acabamento em mármore?

A escolha de um acabamento em pedras de mármore é um processo extremamente importante, pois impacta na aparência e na decoração. Assim sendo, é preciso avaliar cada possibilidade para identificar a que seja mais interessante ao projeto.

Veja a seguir, quais são os tipos de acabamento e suas características!

Acabamento polido

O modelo de acabamento polido promove uma superfície lisa e brilhante a peça de mármore, com uma aparência espelhada. Consiste no tratamento mais utilizado e é ideal para deixar o ambiente sofisticado.

Acabamento levigado

Já no modelo levigado, o acabamento acontece com abrasivos metálicos, que desgastam   a pedra até chegar a uma textura lisa e opaca. Sendo assim, é um tipo de acabamento semi polido e confere uma aparência rústica à peça, com uma beleza diferenciada.

Acabamento escovado

Com o uso de escovas de Sic (Carbeto de Silício) ou diamante que circulam sobre a peça, esse modelo de acabamento cria um resultado natural no mármore. O resultado do processo realça os tons naturais da pedra e uma superfície com uma leve textura acetinada.

Acabamentos laterais

Utilizados para tratar as bordas de uma peça de mármore, o acabamento lateral é um toque final nas bancadas, mesas e outras aplicações. Além de melhorar a aparência, auxiliam a preservar a estrutura, proteger contra acidentes e otimizar o design.

Alguns exemplos de acabamentos laterais são:

  • reto;
  • meia cana;
  • bisotado;
  • boleado;
  • meia esquadria;
  • peito de pombo.

Acabamento bruto

Também conhecido como acabamento natural, o modelo bruto é realizado para manter a aparência natural do mármore. Para isso, a peça é apenas serrada e aplicada no projeto, muito comum em revestimentos para paredes.

Como escolher o tipo de acabamento ideal para o meu projeto?

As possibilidades para o acabamento em mármore são diversas, o que torna a escolha ainda mais desafiadora. Apesar disso, alguns fatores são essenciais para ajudar a identificar o modelo perfeito para o projeto e sempre devem ser considerados.

Dessa forma, pense nos seguinte pontos para escolher o acabamento:

  • avalie a aplicação da peça de mármore;
  • não ignore o estilo da decoração;
  • avalie qual é o tipo de mármore;
  • pense na resistência e durabilidade;
  • use materiais de qualidade.

Percebeu como os tipos de acabamento em mármore são diversificados? Escolher o ideal para cada projeto é um passo determinante para o sucesso. Portanto, avalie cada um com cautela, utilize abrasivos de qualidade e obtenha resultados incríveis.

Se você gostou de saber quais os tipos de acabamento em mármore e deseja continuar lendo conteúdos incríveis, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e no YouTube.

Em resumo

Quais são os tipos de acabamento em mármore?

– Acabamento polido;
– Acabamento levigado;
– Acabamento escovado;
– Acabamentos laterais;
– Acabamento bruto.

Qual a importância de escolher o ideal?

A definição do acabamento ideal para o mármore é indispensável para garantir um design sofisticado, compatível com a decoração dos ambientes e com a devida resistência.

Como escolher o tipo de acabamento em mármore?

– Avalie a aplicação da peça;
– Não ignore o estilo da decoração;
– Pense na resistência e durabilidade;
– Use materiais abrasivos de qualidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *