Os discos de cortes são ferramentas essenciais no setor industrial, inclusive no segmento de rochas ornamentais. O item é acoplado em serras elétricas e serve para partir diversos tipos de materiais, como madeira, metais, pedras, vidros, cerâmicas, entre outros.
Leia esse artigo até o final para conhecer os tipos de disco de corte, para que servem e os cuidados ao manuseá-los. Ótima leitura!
Como o próprio nome sugere, o componente serve exclusivamente para cortar insumos rígidos. Dessa forma, cada disco é fabricado com um material específico de acordo com o objeto que irá cortar.
Geralmente, a ferramenta é desenvolvida em abrasivos rígidos, metais, fibras de carbono e são utilizadas juntamente com máquinas portáteis como esmerilhadeiras, lixadeiras, serras mármores, Makitas, entre outros. Independente da utilidade, o equipamento é um grande facilitador para os profissionais do segmento industrial.
Como mencionamos no tópico anterior, o disco de corte é desenvolvido para ser utilizado em um tipo específico de material, dessa forma, além da ferramenta ser categorizada de acordo com o seu uso, o item também é divido em subgrupos conforme as especificações técnicas.
Confira os principais tipos de disco de corte:
O disco diamantado é bastante indicado para cortes de mármore, granito, quartzo, entre outras rochas ornamentais. O equipamento resulta em excelentes acabamentos e fornece cortes precisos. Para utilizá-lo é necessário também ferramentas elétricas como a Serra de Mármore.
O produto é dividido em três categorias:
Por não ter dentes, esse tipo de disco garante um corte bastante preciso e com acabamentos uniformes. Essa variação é indicada para cortes de azulejos e porcelanatos, pois evita que o material trinque ou rache durante o manuseio.
Diferente do anterior, esse tipo de disco tem cavidades no formato de fechaduras para evitar o aquecimento gerado pelo atrito na hora do corte. É indicado para ser utilizado em materiais de alta rigidez, como concreto, tijolos, asfaltos, entre outros.
Esse tipo de ferramenta é bastante versátil e serve tanto para corte de azulejos e porcelanatos, quanto para concreto e tijolos. De forma resumida, ele une a funcionalidade dos dois primeiros discos. Possui cavidades no meio para evitar aquecimento e tem fendas nas beiradas. Além disso, é capaz de realizar cortes precisos e perfeitos.
Os discos de serra são bastante utilizados no segmento de rochas ornamentais. São subdivididos de acordo com as especificações técnicas de uso, durabilidade e poder de corte. Servem para cortar mármores, granitos, pedras sintéticas, cerâmicas, entre outros. Veja os tipos de discos de serra:
Serra de 350mm para máquinas serra-ponte (maquinários robustos com estruturas do tipo ‘ponte’, essenciais para corte de placas e blocos de rochas naturais). Indicado para corte de mármore e granitos. Disponível nos tipos: normal, silenciosa e contínua.
Discos de serras desenvolvidos para serem utilizados em Makita (ferramenta elétrica portátil utilizada para cortar diversos materiais como madeira, azulejos, entre outros). O poder de corte e a durabilidade varia de acordo com a versão, que podem ser:
Como o próprio nome diz, é indicado exclusivamente para ser utilizado em madeiras. Possui cavidades e bordas com entradas que facilitam o corte de materiais fibrosos de originado de árvores e troncos.
Equipamento desenvolvido exclusivamente para cortar madeiras. Possui dentes e costuma fornecer um ótimo acabamento. A parte serrilhada é fundamental para cortar o material de forma precisa e evitar que o disco trave com a vibração.
Para esse tipo de tarefa é utilizado um disco bastante resistente e fino. O equipamento é construído dessa forma para facilitar o desgaste do metal no momento do corte. Geralmente esse tipo de disco é acoplado em máquinas fixas ou portáteis.
Está bastante claro que existem diversos tipos de discos, cada um para cortar um material diferente, mas na hora de adquirir o item, também é preciso levar em consideração algumas características técnicas. Veja quais:
✅ Compatibilidade com a sua máquina de corte;
✅ Espessura do disco;
✅ Diâmetro do furo de encaixe;
✅ Os limites de uso.
Verificando todos esses itens, você será mais assertivo no seu trabalho e não corre riscos de comprar um disco errado.
Assim como outras ferramentas do setor industrial, é preciso tomar alguns cuidados importantes na hora de utilizar o disco. Para que o trabalho seja realizado de forma segura, siga as seguintes dicas:
Antes de manusear as máquinas de corte, tenha clareza e conhecimento do que está fazendo. Caso você não tenha as habilidades necessárias, contrate um profissional qualificado e evite riscos.
Para trabalhar com máquinas de corte de maneira segura, seja portáteis ou fixa, o local deve ter espaço suficiente, ser bem iluminado, ter boa ventilação e contar com aberturas para facilitar o arejamento.
EPIs são fundamentais ao manusear equipamentos de cortes, tanto para quem está operando as máquinas, quanto para os auxiliares. Luva, capacete, avental, máscara, óculos de proteção e protetor auricular são os equipamentos básicos.
Sempre utilize os discos corretos para cada tipo função. Além de danificar as máquinas, usar as ferramentas erradas, também pode causar acidentes graves.
A Cobral Abrasivos oferece qualidade e bom atendimento desde 1996!
Aqui, produzimos e desenvolvemos as melhores soluções para o tratamento de superfícies.
Contamos com representantes qualificados por todo o Brasil e também realizamos exportações para outros países.
Para conhecer todas as nossas soluções em abrasivos, confira nossos produtos ou entre em contato com a equipe de especialistas!
Muito mal explicado! Não se entende quase nada do texto.