19 set

Granito: o que é, tipos, cuidados e onde aplicar

  setembro 19, 2023 Cobral Dicas 0

O granito é uma rocha ornamental bastante versátil e pode ser aplicada em diversos revestimentos, como pisos, bancadas, fachadas, mesas, paredes, entre outros locais, proporcionando um acabamento fino, sofisticado e bonito.

Além disso, a ampla variedade de cores possibilita a utilização dessa rocha em diferentes projetos de arquitetura. Mas, assim como qualquer outra pedra, o granito também necessita de cuidados específicos para que a sua durabilidade seja prolongada.

Neste post, você vai saber tudo sobre os tipos de granito, locais de aplicação e os cuidados para a conservação. Excelente leitura!

O que é granito?

granito

O granito é uma rocha natural, caracterizada principalmente pelo alto teor de dureza. A pedra é resistente a altas temperaturas, não risca com facilidade e tem baixíssimos índices de porosidade, o que dificulta a absolvição de líquidos. Essa durabilidade provém da sua composição mineralógica, que normalmente inclui ao menos três elementos:

1. Mica (mineral causador do brilho e dureza da pedra);

2. Feldspato (mineral responsável pela ampla diversidade de cores e de dureza da rocha);

3. Quartzo (mineral sem cor que confere a dureza da pedra).
A lista de benefícios do granito é longa, pois é uma rocha que existe em diferentes cores e texturas. Um material perfeito para inúmeras aplicações, proporcionando resultados incríveis para todo tipo de projeto na arquitetura.

Quais são os tipos de granito?

Formado por minerais que podem ser vistos a olho nu, o granito se destaca pela beleza e pelos diferentes tons. Suas cores são marcantes e intensas, que variam entre cinza, marrom, vermelho, verde, azul, entre outras tonalidades. 

Veja nos próximos tópicos, quais são os principais tipos de granito e suas características!

Granito Amarelo Icaraí

Uma das variações mais utilizadas no Brasil tem a cor branco amarelado e pode ser aplicado em bancadas, mesas, pisos, banheiros, fachadas, paredes, entre outros locais. Além de ser extremamente versátil, esse tipo de granito tem o preço bastante acessível.

Granito Amarelo Ornamental

Essa variação de granito tem a granulação um pouco mais grossa, com fundo amarelado e pontos castanhos. Também faz parte dos modelos mais comuns e pode ser aplicado tanto em áreas externas, quanto internas, móveis e bancadas.

Granito Branco Siena

Tem a cor branca com algumas manchas cinzas. É normalmente utilizado em bancadas, cozinhas e banheiros. A sua tonalidade combina facilmente com móveis de tom amadeirado e transmite elegância para o ambiente.

Granito Branco Dallas

O Granito Branco Dallas é um modelo indicado para projetos mais clean. A principal vantagem é que o material passa uma impressão de sofisticação e ao mesmo tempo preserva a naturalidade do ambiente, sem contrastar com os móveis.

Granito Preto Absoluto

Um dos materiais mais escuros encontrados na natureza. O granito preto é bastante uniforme, sendo ideal para ambientes comerciais, bancadas, cozinhas e fachadas. Transmite uma sensação de luxuosidade ao ambiente e apresenta um preço mais elevado.

Granito Marrom Absoluto

Também possui uma grande uniformidade na coloração e seu tom marrom deixa o ambiente mais sofisticado e elegante. É indicado para escadas, bancadas, banheiro, pias e fachadas. O granito marrom absoluto combina bastante com itens dourados.

Granito Azul Norueguês

Formado por lava vulcânica endurecida, quartzo, mica e feldspato, é um material indicado para um projeto exclusivo. Principalmente pela sua tonalidade azul bastante marcante e que pode ser aplicado em mesas, bancadas, pias e outras superfícies.

Onde aplicar o granito?

Tipos de granitos.

O granito harmoniza perfeitamente com todos os tipos de projetos, desde os clássicos, rústicos até os modernos. Prático e versátil, a pedra permite diferentes aplicabilidades e podem transformar um ambiente, harmonizando a beleza e a funcionalidade. 

Veja abaixo a aplicação dessa pedra em diferentes lugares!

Pisos e paredes

Por não sofrer desgastes com facilidade, o granito pode ser instalado em pisos e lugares com bastante fluxo de pessoas. Além disso, ele também é resistente à luz solar, podendo ser aplicado em fachadas e paredes externas.

Banheiros

O granito é menos poroso que o mármore, portanto, pode ser tranquilamente utilizado em banheiros e outros ambientes úmidos. Sendo assim, possibilita um uso livre de riscos e com durabilidade, além de manter a beleza por longos anos.

Cozinha

Devido à alta rigidez, o granito é resistente a riscos, sendo ideal para ser instalado em pias, bancadas e mesas. Além disso, por não absorver líquidos com facilidade, ele tem menos riscos de ser manchado por vinhos, refrigerantes e outras bebidas ácidas.

Churrasqueiras

Outra grande vantagem do granito, é a resistência contra altas temperaturas, comuns em ambientes de cozinha e áreas de lazer. Por isso, ele é indicado para revestir churrasqueiras sem nenhuma restrição e com toda durabilidade.

Quais são os cuidados com o granito?

O granito é uma rocha reconhecida por sua durabilidade e resistência, inclusive contra intempéries e variações na temperatura. Apesar disso, é preciso adotar alguns cuidados para garantir que sua beleza e brilho sejam prolongadas.

Trata-se de medidas simples adotadas no dia a dia que aumentam a durabilidade do material. Veja abaixo quais são os cuidados e recomendações para lidar com o seu granito!

Faça a limpeza diária

Mantenha a superfície higienizada. Para isso, utilize produtos específicos para limpeza de pedras naturais, usando um pano macio. Jamais utilize palhas de aço ou materiais abrasivos para esfregar o local, além de tirar o brilho da pedra, eles também podem manchar a superfície.

Impermeabilize o granito

Utilize o Impercob da Cobral para proteger o granito. O produto cria uma camada de proteção contra manchas de óleos, refrigerantes, café, vinho, fungos e limo. Além disso, ele não deixa a superfície escorregadia, sendo ideal para aplicação em pisos, bancadas e mesas.

Veja o vídeo a seguir para entender como aplicar a solução de forma correta.

 Não utilize materiais alcalinos

Nunca utilize desinfetantes alcalinos, ácidos, cloro, sabão em pó, querosene e afins para higienizar o granito. Muitas pessoas adotam essa prática na limpeza de pisos, paredes, banheiros e bancadas, mas isso acaba desgastando a superfície.

Para realizar essa tarefa de forma correta, sempre aplique os produtos específicos com um pano macio e limpo. Tenha atenção especial a esse fator, pois é um dos grandes causadores de danos a estruturas revestidas com granito.

Evite derramar líquidos ácidos

Como falamos antes, por ser menos poroso que o mármore, o granito tem maior resistência a líquidos. Porém, isso não significa que ele está totalmente imune contra manchas e outros riscos causados pela ação desses produtos.

Dessa forma, evite derramar refrigerantes, vinho, vinagre, limão, entre outros líquidos ácidos sobre a superfície. Caso aconteça, faça a limpeza de forma imediata com água e detergente neutro. Em seguida, utilize o Revit, um líquido revitalizante da Cobral para recuperar o brilho da superfície.

No vídeo abaixo, explicamos a forma correta de aplicar o produto.

Seguindo esses cuidados, você consegue ampliar a durabilidade da superfície e evitar futuros prejuízos com manutenção e trocas de revestimentos. Sobretudo, preservar toda beleza da pedra e contribuir para o design dos seus ambientes.

Quais as vantagens do granito?

O acabamento em granito é uma das principais alternativas adotadas na arquitetura, seja em ambientes internos ou externos. A pedra proporciona excelentes resultados, combinando a beleza, funcionalidade e versatilidade.

A utilização do granito proporciona inúmeras vantagens, por exemplo:

  • resistência a calor e umidade;
  • excelente custo-benefício;
  • fácil manutenção;
  • uso interno e externo;
  • disponível em diferentes tipos;
  • mais resistente que o mármore.

Como escolher o granito ideal?

Por ser um material encontrado facilmente em diferentes tipos e cores, escolher o granito ideal é uma tarefa desafiadora. É preciso avaliar diferentes aspectos para harmonizar os elementos e compor uma decoração atrativa.

Algumas dicas são:

  • estude o local e estrutura para aplicação do granito;
  • escolha uma cor que combine com o ambiente;
  • identifique o ideal para área interna e externa;
  • não deixe de contar com especialistas.

Cobral: soluções completas para tratamento de granito!

Presente em 26 estados brasileiros e em diversos países, a Cobral é uma empresa especialista e referência em abrasivos. Com um portfólio diversificado, oferecemos as melhores soluções para cuidar do seu granito. Conheça todos os nossos produtos ou entre em contato conosco para saber mais!

Em resumo

O que é granito e para que serve?

O granito é uma rocha ornamental bastante versátil e pode ser aplicada em diversos revestimentos, como pisos, bancadas, fachadas, mesas, paredes, entre outros locais. Além disso, a ampla variedade de cores possibilita a utilização dessa rocha em diferentes projetos de arquitetura.

Pode usar granito em cozinha?

Devido à alta rigidez, o granito é resistente a riscos, sendo ideal para cozinhas. Ele pode ser instalado em pias, bancadas e mesas. Além disso, por não absorver líquidos com facilidade, ele tem menos riscos de ser manchado por vinhos, refrigerantes e outras bebidas ácidas.

Qual a vantagem do granito?

O principal benefício do granito é a sua resistência e durabilidade, o que o torna ideal tanto para projetos internos quanto externos. Além disso, é uma rocha que existe em diferentes cores e texturas, sendo perfeito para inúmeros projetos de arquitetura.

Quais os tipos de granito?

Granito Amarelo Icaraí;
Granito Amarelo Ornamental;
Granito Branco Siena;
Granito Branco Dallas;
Granito Preto Absoluto;
Granito Marrom Absoluto;
Granito Azul Norueguês.

Quais locais utilizar o granito?

Pisos;
Paredes;
Pias;
Churrasqueiras;
Bancadas;
Banheiros.

Como cuidar do granito?

1. Cuide da higienização diária;
2. Utilize um bom impermeabilizante;
3. Não use materiais alcalinos;
4. Evite derramar líquidos ácidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *