09 abr

Pedras transparentes: como aplicar na sua decoração

  abril 9, 2024 Cobral Inovação 0

O uso de pedras transparentes está se tornando uma forte tendência nos projetos de arquiteturas. Cada vez mais pessoas estão buscando o efeito único e sofisticado dos acabamentos translúcidos em seus projetos.

Essas rochas têm a incrível capacidade de interagir com a luz de forma impressionante. Preenchidas com uma variedade de cores, como tons de roxo, branco e amarelo, elas destacam os veios, marcas e outras características distintivas.

Neste post, explicaremos o que são as pedras translúcidas, como são feitas, os benefícios e onde podem ser aplicadas. Confira!

O que são pedras transparentes? 

As pedras transparentes, também chamadas de pedras translúcidas, são rochas que permitem a passagem de luz natural ou artificial. Com isso, oferecem um efeito único, em que elas são preenchidas pela iluminação, realçando suas características e desenhos.

Um exemplo é o quartzito. Esse mineral passa por um processo natural de recristalização, a partir do aumento de temperatura e pressão do próprio ambiente. Assim, adquire cores variadas, como verde, branco, marrom, amarelo e lilás. 

Além disso, é possível alcançar essa característica por meio de cortes específicos, os quais serão abordados no próximo tópico.

Como é feita a pedra transparente? 

O processo de corte fino, conhecido como Pietrafina, é uma técnica utilizada para criar pedras translúcidas com uma espessura mínima, em torno de 5 milímetros. Durante esse processo, as pedras naturais são cortadas em camadas extremamente tenras, permitindo que a luz natural ou artificial penetre na superfície e preencha a placa.

Quais são as vantagens das pedras translúcidas?

As pedras translúcidas apresentam vantagens estéticas e funcionais.

Reduzir o peso da pedra

A camada de pedra tem espessura de 5 mm e será combinada com uma tela em colméia. Essa técnica torna o material muito mais leve, trazendo mais versatilidade para os construtores, arquitetos e designers de interiores.

Oferecer um design único

O resultado estético é único. Além de ser diferenciado pela luz através da rocha, cada acabamento terá um padrão e desenhos próprios, trazendo exclusividade desejada para os projetos de alto e médio padrão.

Ser um produto versátil

A aplicação pode ocorrer em diversos ambientes, internos e externos. Cozinhas, banheiros, salas de jogos e área de convivência são exemplos.

Onde usar a pedra translúcida?

Os acabamentos com pedras transparentes são adotados nos imóveis de alto e médio padrão, sendo uma tendência de decoração e arquitetura. É uma forma de atender as expectativas de clientes que estão dispostos a investir em um design mais luxuoso e exclusivo. Entre os usos, as peças podem ser adotadas para uma gama acabamentos e revestimentos:

  • rodapés;
  • bancadas;
  • pias;
  • tetos;
  • paredes;
  • rodameios.

Um diferencial é a leveza. Isso permite a aplicação em locais que demandam redução de peso. Por exemplo, os elevadores podem receber uma decoração com pedras translúcidas, minimizando-se o impacto na capacidade de carga. 

É importante ressaltar que, devido à sua delicadeza e sensibilidade, as pedras translúcidas não são recomendadas para uso como revestimento de pisos.

Banheiros

Os acabamentos das pias, box e banheiras são exemplos de utilização das pedras transparentes. É um ambiente que, inclusive, costuma apostar na iluminação com cores frias, como azul, roxo e verde, para trazer a sensação de tranquilidade e um aspecto futurista.

Projetos comerciais

Nos projetos comerciais, como casas noturnas, hotéis e restaurantes, as pedras translúcidas são usadas como evidências de uma experiência associada ao luxo e à sofisticação. É um material que não apenas tem alta qualidade, mas esse valor é percebido pelo cliente.

Áreas de convivências

Ao reduzir a intensidade das luzes centrais e criar pontos nos próprios objetos, o ambiente recebe o efeito de luz indireta, tornando-se mais intimista e confortável. Por isso, a pedra translúcida é bastante desejada em áreas de convivência, como salas de jogos, salões de recepção e salas de estar, nos imóveis de alto e médio padrão.

Sendo assim, os exemplos mostram como as pedras transparentes são um diferencial nos projetos de construção, arquitetura e design de interiores. É um acabamento que aumenta o valor percebido pelos clientes,  entregando um visual incrível e uma experiência ligada ao luxo e sofisticação.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar outras dicas de acabamento e reforma para os seus projetos de Arquitetura e Construção Civil, siga a Cobral nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Em resumo

O que são pedras transparentes?

As pedras transparentes, também chamadas de pedras translúcidas, são rochas que permitem a passagem de luz natural ou artificial. Com isso, oferecem um efeito único, em que elas são preenchidas pela iluminação, realçando suas características e desenhos.

Quais são as pedras transparentes?

Diferentes pedras naturais podem passar pelo processo de corte para adquirirem o efeito translúcido. As mais utilizadas são quartzito, que oferecem uma ampla variedade de cores e desenhos.

Como as pedras translúcidas são criadas?

O refinamento da pedra ocorre com o corte pietra fina, que se caracteriza pela espessura de 5mm. Esse material pronto pode ser anexado a uma placa de polímero plástico, criando uma peça final que combina leveza e durabilidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *