As pedras naturais e as manufaturadas estão presentes em inúmeros tipos de projetos e proporcionam combinações perfeitas para o acabamento. Embora sejam comuns, há muitas dúvidas sobre o tema, especialmente as diferenças entre quartzo e quartzito.
Consideradas entre as mais tradicionais do mercado, o quartzo e o quartzito têm características distintas relacionadas à formação. Entender sobre elas é o ponto de partida para identificar o modelo ideal, que atende as expectativas de um projeto.
Mas afinal, você conhece a diferença entre quartzo e quartzito? Se está em dúvidas, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e saiba quais são as particularidades de cada uma, as vantagens e como identificar a melhor para o seu projeto!
Devido às muitas semelhanças, o quartzo e o quartzito são pedras ornamentais muito confundidas no mercado. Entretanto, são opções que apresentam propriedades e características distintas, que influenciam, inclusive, na aparência da superfície.
O quartzo é definido como uma pedra sintética, ou seja, produzida em indústrias especializadas. Ele é composto por um teor de 90% do mineral quartzo natural combinado a outros elementos, como os polímeros acrílicos e resina de poliéster.
Por outro lado, o quartzito é uma rocha metamórfica natural, formada devido à exposição do arenito à pressão e temperatura elevada. Composta por quartzo cristalizado, é uma pedra densa, resistente e com elevada dureza.
Ao entender o conceito do quartzo e do quartzito é simples diferenciá-los, apesar da aparência parecida. Pode-se dizer, que a maior diferença é que o quartzo é uma pedra industrializada, formada por mineral natural e outros elementos.
Já o quartzito é uma rocha encontrada naturalmente na natureza, formada pelo metamorfismo do arenito.
A cor do quartzo varia amplamente devido a impurezas, podendo ser encontrado em cores como transparente (cristal de quartzo), rosa (quartzo rosa), roxo (ametista) e amarelo (citrino). Enquanto isso, o quartzito tende a ser mais uniformemente branco ou cinza.
Tanto o quartzo quanto o quartzito são rochas ornamentais resistentes e ideais para superfícies internas ou externas. Inclusive, permitem o uso durável e funcional em áreas úmidas, como bancadas, pias, espaços gourmet e banheiros.
Independentemente do estilo da decoração e tipo de projeto, o uso do quartzito ou do quartzo proporciona diversas vantagens, por exemplo:
Lembre-se que para ter uma superfície resistente e compatível com as necessidades de uso, é indispensável realizar um bom tratamento e acabamento. Conte com profissionais e utilize abrasivos de qualidade para caprichar no seu projeto.
As pedras decorativas são as melhores alternativas para quem busca um acabamento refinado, durável e com uma beleza única. Nesse sentido, o quartzo e o quartzito são considerados uma das opções mais interessantes para diversas superfícies.
Para quem busca economia, o quartzo é uma solução mais em conta do que o quartzito. Porém, não é uma boa opção para ambientes externos, pois não é muito resistente ao contato com intempéries, ao contrário do quartzito.
Ambas as pedras contam com texturas diversificadas e podem harmonizar com todo tipo de estilo de decoração. Sendo assim, a decisão por qual comprar deve ser baseada nas necessidades e tipo de acabamento — conte com um designer de interiores para auxiliar na escolha.
Você pode notar neste artigo, que a diferença entre quartzo e quartzito é, principalmente, por uma pedra manufaturada e a outra natural. Portanto, o quartzito, por ser natural, é mais durável, logo, é mais recomendado que o quartzo para utilizar em seu projeto.
Gostou de saber sobre a diferença entre o quartzo e quartzito? Que tal continuar lendo conteúdos incríveis sobre diversos temas relacionados às pedras ornamentais? Navegue pelo nosso blog e veja ótimos artigos para aperfeiçoar seus conhecimentos!
O quartzito é uma rocha natural formada pela atividade metamórfica do arenito, exposto à alta temperatura e pressão.
A diferença é que o quartzito é uma rocha natural e o quartzito é uma pedra manufaturada composta por minerais de quartzo e outros elementos.
Uma das formas para identificar o quartzito é pela sua aparência, que normalmente, tem cores claras em tonalidades branca, amarela, cinza e castanho.