02 abr

Designer de interiores: 5 motivos para contratar um!

  abril 2, 2024 Cobral Dicas 0

A decoração é um aspecto essencial para todo imóvel e tem influência tanto na estética quanto no conforto e bem-estar. Por essa razão, contar com um designer de interiores é indispensável para alcançar bons resultados.

Seja para um ambiente residencial ou comercial, as possibilidades para a decoração são inúmeras e o auxílio profissional é extremamente importante. Sobretudo para criar combinações que atendem na estética, conforto e também na funcionalidade do espaço.

Se você está pensando em decorar ambientes e tem dúvidas sobre a contratação de um profissional, este post vai ajudar! Continue lendo e confira 5 motivos para contar com um designer de interiores no seu projeto!

O que é e o que faz o design de interiores?

O design de interiores é uma área que atua no planejamento e execução de projetos de decoração e arquitetura. Com foco nas inovações, técnicas e preferências do cliente, desenvolvem espaços completos, que alinham a estética à funcionalidade.

Sendo assim, o designer de interiores trabalha com a criação de espaços bem aproveitados, pensados nos mínimos detalhes. Para isso, considera-se os seguintes fatores:

  • integração de espaços;
  • combinações de cores e elementos;
  • seleção de texturas e revestimentos;
  • fluxo e circulação de pessoas;
  • segurança no ambiente;
  • conforto e bem-estar.

Diante disso, o designer é responsável por projetar uma decoração adequada a cada imóvel, seja ele comercial ou residencial. Em meio a tantas possibilidades, o profissional auxilia a identificar os elementos mais apropriados para cada situação.

Quais os 5 motivos para contratar um designer de interiores?

O mercado está cada vez mais moderno e diversificado, com inúmeras opções para a decoração de interiores. Com tantas possibilidades, identificar combinações para um projeto é um desafio e nesse momento, o apoio de um profissional é decisivo.

Confira abaixo quais são os motivos para ter um designer de interiores no seu projeto!

1. Economia de tempo e recurso

O direcionamento profissional do design de interiores contribui para identificar opções que atendem sem perder tempo. Além disso, com a expertise de um designer, é possível tomar decisões com facilidade e evitar gastos desnecessários, reduzindo os custos.

2. Ambiente funcional e elegante

O designer de interiores tem conhecimento técnico para criar projetos que sejam funcionais e elegantes, de acordo com os objetivos pessoais. Você terá praticidade para escolher a decoração com orientações precisas e que levam a ótimos resultados.

3. Segurança

O apoio de um designer de interiores também é importante para preservar a segurança nos ambientes. O profissional direciona o correto aproveitamento dos espaços para manter a funcionalidade e evitar qualquer situação de risco. Por exemplo, ele é capaz de definir qual o melhor tipo de piso para áreas externas ou o posicionamento correto de móveis para otimizar a circulação do espaço..

4. Valorização do imóvel

Os projetos assinados por um designer de interiores contribuem para valorizar a decoração e o imóvel. Assim, em caso de venda, será um grande diferencial que proporciona credibilidade e modernidade, facilitando alcançar um valor atrativo.

5. Melhor escolha dos materiais

A diversidade de cores, texturas e estilos de materiais são muitas no mercado e muitas vezes dificultam a encontrar boas combinações. Ao contratar um designer de interiores, o processo de decisão será mais prático e com todo direcionamento profissional.

Designer de interiores e paisagista: qual a diferença?

Quando o assunto é a decoração de ambientes, sempre surge uma dúvida sobre qual o papel de cada profissional. Especialmente o designer de interiores e o paisagista, funções que atuam diretamente com projetos de decoração interna e externa.

Como vimos, o designer de interiores é um profissional responsável por planejar e executar projetos de decoração. Suas habilidades são relacionadas ao arranjo de ambientes completos, incluindo a parte estética, funcional e decorativa.

Por outro lado, o paisagista desenvolve projetos paisagísticos em espaços abertos, especialmente jardins e áreas urbanas. Trata-se de um profissional com conhecimentos em arquitetura, botânica e técnicas específicas de ornamentação.

Gostou do post? Agora que entendeu quais os motivos para contratar um designer de interiores, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Ajude a esclarecer as dúvidas de outras pessoas e disseminar boas informações!

Em resumo

O que faz um designer de interiores?

O designer de interiores é responsável por planejar e realizar projetos de decoração, promovendo a segurança, bem-estar, funcionalidade e a estética.

Qual a diferença entre arquitetura e design de interiores?

O design de interiores é uma área que planeja e executa projetos de decoração. Já a arquitetura é um setor mais abrangente, que atua com construções e urbanismo.

Quais são os motivos para contratar um designer de interiores?

– Economia de tempo e recurso;
– Ambiente funcional e elegante;
– Segurança;
– Valorização do imóvel;
– Melhor escolha dos materiais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *