17 jan

Janeiro branco: 8 ações para promover a saúde mental na empresa

  janeiro 17, 2023 Cobral Dicas 0

Aproveitando o momento de renovação atrelado ao começo do ano, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo estimular os cuidados com a saúde mental e destacar a relevância do tema, uma vez que muitas pessoas desconhecem a gravidade dos transtornos psicológicos. 

Dessa forma, eventos como esse, são fundamentais para incentivar a criação de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para os colaboradores. 

Atuando no segmento desde 1966, a Cobral Abrasivos prioriza o bem-estar e a segurança da equipe. Não é à toa que somos uma empresa conceituada com mais de 55 anos de existência. Em prol da campanha Janeiro Branco, elaboramos um conteúdo especial abordando 8 ações essenciais para promover a saúde mental dos colaboradores no ambiente de trabalho. Vem com a gente! 

O que é o Janeiro Branco?

janeiro branco

Assim como Outubro Rosa e o Novembro Azul, que busca a conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata, o Janeiro Branco tem como proposito estimular o debate sobre a importância da saúde mental. Dessa forma, a campanha lança luz aos transtornos como ansiedade, depressão, estresse, entre outros.

Eventos como esses, são essenciais para o bem-estar da população brasileira, uma vez que o Brasil é considerado o país mais depressivo da América Latina. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros tem depressão, enquanto a média global é de 4,4%. 

Diante desse cenário, campanhas como o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio, são fundamentais para reverter esse quadro e incentivar os cuidados com a saúde mental por todo ano.

A importância do Janeiro Branco nas empresas

saúde mental

Trazer esse debate para ambientes corporativos é essencial para a saúde mental dos colaboradores, uma vez que a pressão para atingir as metas e resultados, as frustrações e o acúmulo de tarefas, são um dos principais fatores que contribuem no desenvolvimento de transtornos psicológicos e emocionais. 

Segundo os dados da Previdência Social, em 2021 mais de 75 mil brasileiros foram afastados do serviço em decorrência de quadros de depressão. Dados como esse, deixam claro a necessidade de priorizar a construção de ambientes de trabalho seguros e confortáveis. Portanto, considerando que uma pessoa passa em média 8 horas por dia no serviço, os gestores devem estar atentos aos sintomas de colaboradores com possíveis transtornos psicológicos.

Lembrando que, esses sinais nem sempre são visíveis, por isso, a empresa e principalmente o departamento de gestão de pessoas, devem observar com bastante atenção o comportamento dos funcionários. Queda na produtividade, autoexclusão, faltas frequentes, nem sempre estão ligadas a ausência de comprometimento, mas podem ter relação com transtornos mentais. 

Vale destacar também que, oferecer um ambiente de trabalho seguro não é benéfico somente ao colaborador, mas para toda empresa. Além de aumentar a produtividade e reduzir o fluxo de desligamento, manter um cuidado constante com a saúde emocional dos funcionários, interfere diretamente na rentabilidade de uma organização. De acordo com uma pesquisa da OMS, os transtornos depressivos e de ansiedade custam 1 trilhão de dólares à economia global a cada ano. 

8 ações para promover a saúde mental na empresa

apoio

Agora que você já sabe o que é o Janeiro Branco e a importância da campanha para o ambiente corporativo, chegou a hora de conferir as 8 ações fundamentais para promover a saúde mental nas empresas. Confira! 

1 – Promova debates e palestras sobre saúde mental

Antes de tudo, crie comunicados internos e outros materiais básicos para divulgar a campanha e atrair a atenção dos colaboradores. Como mencionamos no início do artigo, o intuito do evento é conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental, por isso quanto mais pessoas estarem ciente do Janeiro Branco, melhor será os resultados. 

Após divulgar a campanha em diversos canais, promova palestras, atividades e debates sobre o assunto. Além disso, dê espaço para os colaboradores se expressarem a respeito de temas como, depressão, ansiedade e segurança no trabalho. 

2 – Ofereça treinamentos

De fato, o RH é o principal responsável em promover, organizar e implementar a campanha, mas os outros departamentos também podem contribuir na construção de um ambiente mais seguro. Portanto, promova treinamentos e capacitações rápidas, a fim de criar um time apto a manter uma rotina de trabalho saudável.

3 – Capacite a liderança

Capacitar os líderes e os gestores também é extremamente importante para promover o bem-estar da equipe e aprimorar a qualidade no ambiente de trabalho, pois contar com lideranças que enxergam as possíveis lacunas, além das demandas externas, pode ajudar os colaboradores a superarem os desafios diários.

4 – Ofereça benefícios corporativos focados na saúde mental

A campanha do Janeiro Branco, é uma excelente forma de conscientizar as pessoas sobre os transtornos psicológicos e emocionais, porém os cuidados com a saúde mental das pessoas devem ser constantes.

Portanto, incluir benefícios corporativos, como psicoterapia, como parte do plano de saúde contribui significativamente no bem-estar e na qualidade de vida dos colaboradores.

Além disso, vale destacar que momentos de lazer e atividades recreativas são essenciais para a saúde mental, portanto, oferecer outros benefícios, como cursos, distribuição de ingressos de eventos culturais, parcerias com academias, massagens, clínicas de estética, pode contribuir na descompressão do estresse diário. 

5 – Estime um bom clima organizacional 

O colaborador passa em média 8 horas diárias inserido no local de trabalho. Portanto, sempre mantenha um ambiente agradável e descontraído para diminuir o estresse rotineiro. Além de reduzir os conflitos, essa prática também contribui no ganho de produtividade. 

Dessa forma, evite cobranças excessivas e não crie um clima de competitividade entre as equipes e departamentos, isso pode gerar um desgaste entre os colaboradores e fomentar situações desagradáveis. 

6 – Não esqueça dos feedbacks positivos

Um excelente recurso que pode ser implementado juntamente com às ações do Janeiro Branco são os feedbacks positivos. Além de promover a autoconfiança dos funcionários, essas informações servem de norte para que eles saibam o caminho mais assertivo. Por isso, busque demostrar os acertos, essa prática costuma motivar a equipe e contribuem também para diminuir o nível de ansiedade dos profissionais. 

7 – Flexibilize o horário de trabalho

Com o advento da pandemia, muitas empresas aderiram-se ao home office. Essa transformação no modelo de trabalho possibilitou uma incrível melhoria na rotina dos trabalhadores. Sem a necessidade de utilizar transportes públicos, muitos profissionais conseguiram ganhar algumas horas de descanso e teve um melhor aproveitamento do dia.

Obviamente que o home office só é possível em determinados segmentos, porém caso a sua empresa consiga flexibilizar o horário de trabalho, considere adotar esse novo método de atuação à distância. Se não for o caso, dialogue com os colaboradores para entender o que pode ser feito para ajuda-los e faça as mudanças possíveis. 

8 – Invista em Endomarketing 

Popularmente conhecido como “comunicação interna”, o Endomarketing é uma excelente estratégia para melhorar o relacionamento entre a gestão e os colaboradores.

Além de criar um canal que possibilita um diálogo direto entre todos os profissionais da empresa, a ferramenta fomenta a sensação de pertencimento dos profissionais e contribui na criação de um ambiente mais confortável e seguro. Portanto, aproveite a campanha do Janeiro Branco para implementar o Endomarketing.

Dica extra: incentive a equipe tirar férias

Segundo uma pesquisa de 2019 da organização Mental Health America, 55% dos colaboradores têm medo de tirar um dia de folga para cuidar da saúde mental, enquanto quase 70% acham melhor não falar sobre este assunto para os gestores. Portanto, evite ao máximo criar um ambiente de trabalho desse tipo.

Sempre deixe os profissionais a vontades para falar sobre as suas necessidades, especialmente quando o assunto estiver relacionado com saúde mental. O ideal, é que a gestão e a liderança percebam quando algo estiver errado com os colaboradores e ofereçam todo o auxílio necessário. 

Cobral Abrasivos

E aí, gostou dessas dicas de como promover a saúde mental em um ambiente corporativo? Ao longo da nossa história a Cobral tornou-se referência no segmento de abrasivos com soluções inovadoras.

Porém, gostaríamos de destacar que a qualidade dos nossos produtos é apenas um reflexo dos nossos profissionais, afinal, só é possível construir uma trajetória sólida com um excelente trabalho em equipe. 

Acesse o nosso site para conhecer os abrasivos da Cobral ou entre em contato conosco para mais informações. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *