12 dez

Lixas flexíveis: o que são, tipos e onde usar

  dezembro 12, 2022 Cobral Abrasivos 2

Hoje a Cobral trouxe um conteúdo repleto de informações sobre as lixas flexíveis, indicadas para dar acabamento e polimento em pedras naturais. Leia este artigo até o final para entender mais sobre essa ferramenta. Acompanhe!

O que são lixas flexíveis

As lixas flexíveis são abrasivos compostos por diamantes industriais e resinas de alta performance, capazes de remover pequenos riscos e deixar as pedras naturais com uma aparência lisa e uniforme. Portanto, são excelentes para dar brilho e lustro às rochas.

Geralmente esse tipo de abrasivos são usados em lixadeiras manuais e a fixação é feita através de velcro. Caso o velcro da sua lixadeira tenha perdido a capacidade de colar devido ao desgaste do tempo, você pode adquirir o pratinho da Cobral para fazer a substituição da peça.

Para que servem as lixas flexíveis?

Devido a sua composição, as lixas flexíveis são excelentes para dar acabamento final ao mármore, granito, porcelanatos, entre outras superfícies. Dessa forma, a ferramenta geralmente é usada em marmorarias para dar polimento em pias, cubas, soleiras, mesas e bancadas.

Os tipos de lixas flexíveis

Além de ter diferentes granulometria, as lixas flexíveis também são divididas de acordo com o método de aplicação. Confira abaixo:

Lixa flexível colorida/branca (lixa d’água)

Lixa colorida

Recomendado realizar o polimento com água. As lixas brancas são indicadas para os grãos mais finos, evitando manchas em pedras claras enquanto as coloridas são voltadas para grãos mais grossos e pedras e tons mais escuros. Ambos os tipos estão disponíveis em 7 granulometrias (50, 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000).

Lixa flexível Dry Flex

Com desenho de colmeia para auxiliar a vazão do pó, não é necessário usar água. Mais indicada para acabamentos de pedras já instaladas no local final. A lixa está disponível nas seguintes granulometria: 50, 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000.

Lixa flexível 3 etapas

Lixa flexível etapa 1, 2 e 3

Esse tipo de lixa está disponível em apenas 3 granulometrias: 1, 2 e 3. Excelente para agilizar o processo de polimento, uma vez que não precisa utilizar os 7 grãos. No entanto, diminui a qualidade do acabamento quando comparado ao uso de todas as outras granulometrias.

Como preservar o brilho das superfícies de pedras naturais?

Como mencionamos antes, as lixas flexíveis são excelentes ferramentas para dar acabamento final às superfícies, mas para mantê-la brilhante por mais tempo, é necessário seguir alguns cuidados diariamente. Confira abaixo:

Impermeabilização: para evitar manchas e o desgaste nas rochas naturais aplique líquidos impermeabilizantes, principalmente se a superfície for de mármore.

Cuidado com impactos: objetos pontiagudosemateriais abrasivos como facas e areias podem causar fissuras e arranhões na rocha.

Limpeza diária: não deixa sujeiras acumuladas sobre a superfície, como líquidos e restos de comidas. Isso pode manchar a pedra, portanto faça uma limpeza regularmente.

Seguindo esses cuidados é possível deixar a superfície com um aspecto de novo por mais tempo.

Cobral Abrasivos

Assim como todos os outros produtos da Cobral, as nossas lixas flexíveis foram desenvolvidas para facilitar e aprimorar o trabalho dos nossos clientes, uma vez que elas possuem maior durabilidade e o melhor custo-benefício do mercado.

Para adquiri-las, basta entrar em contato conosco ou caso queira conhecer todas as nossas soluções acesse o site da Cobral.


2 respostas para “Lixas flexíveis: o que são, tipos e onde usar”

  1. Laércio disse:

    Top!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *