A pedra para cooktop é um acabamento-chave em uma cozinha moderna. Ela será um dos elementos mais destacados no ambiente e precisa ser resistente, prático e durável. No longo prazo, o material lidará com água, variação de temperatura, gordura e outras adversidades. Escolher a pedra certa, portanto, é um cuidado decisivo.
Neste conteúdo, explicamos o que você precisa saber sobre acabamentos com pedras para fazer a escolha mais adequada para o seu projeto. Continue a leitura!
A pedra ideal para o cooktop depende das características do projeto e do eletrodoméstico que será utilizado.
Os cooktops á gás costumam elevar a temperatura no entorno. Por isso, as pedras naturais e industriais são ideais para esses modelos, enquanto os modelos elétricos e por indução também podem adotar outras soluções.
As cores e desenhos da pedra para cooktop devem combinar com o projeto. Cozinhas clássicas, por exemplo, adotam tons neutros e pedras claras.
Por sua vez, os ambientes modernos costumam apostar bastante em superfícies escuras. Já o design rústico prioriza tons terrosos e veios aparentes para dar um aspecto natural.
As superfícies devem ter boas propriedades antiaderentes. Afinal, a área próxima ao fogão está sujeita a líquidos e resíduos. Por isso, é importante evitar pedras que absorvem água ou são porosas.
Os valores das pedras naturais e artificiais podem ser bastante variados. Há soluções, como o granito, que se destacam pelo custo-benefício. Outras, como o mármore, são associadas ao luxo e a imóveis de alto padrão.
As opções que garantem beleza e praticidade para o seu cooktop são cinco.
O granito é uma pedra composta de quartzo, mica e feldspato, tendo sua tonalidade definida pela proporção desses minerais. Além de ser resistente, suas características principais são as cores variadas e o custo-benefício.
O mármore é uma pedra para projetos de médio e alto padrão, com estética moderna e luxuosa. É uma pedra que, no entanto, exige cuidados para evitar manchas e danos à superfície.
O quartzo é bastante adotado nas cozinhas pela durabilidade e resistência do material. Absorver pouca umidade, ser difícil de riscar, suportar variações de temperatura e aguentar impacto são vantagens dessa pedra.
O Dekton é uma pedra industrial que pode substituir o mármore em relação à estética. Isso ocorre porque, embora mantenha a estética sofisticada, o material é mais resistente e durável.
O Silestone é um composto de 94% de quartzo com pigmentação, resinas e vidros. É uma pedra industrial que se destaca pelo brilho e lisura da pedra.
Um dos segredos para a durabilidade das pedras para cooktop é realizar a manutenção adequada.
A limpeza deve utilizar água e sabão (ou detergente neutro). O ideal é evitar que líquidos e resíduos permaneçam por longos períodos na superfície, diminuindo a chance de manchas e aderência da sujeira ao material.
Em faxinas ou momentos de limpezas mais rigorosas, é importante utilizar produtos específicos para o tipo de pedra do cooktop.
Isso porque não basta o produto ser capaz de remover a sujeira. É importante não danificar a camada superficial da pedra para evitar absorção de água e formação de manchas.
Os impermeabilizantes formam uma camada de proteção extra para sua pedra. Essa solução é especialmente importante para cozinhas com grande utilização, trazendo longevidade e durabilidade para o material.
A manutenção também pode ser feita com produtos líquidos que recuperam o brilho e a estética das pedras. Essas soluções líquidas permitem que a pedra natural pareça nova durante sua utilização, evitando a substituição desnecessária.
Sendo assim, procure sempre conciliar a escolha da pedra para cooktop com o conhecimento dos produtos adequados para limpeza, impermeabilização e revitalização. É possível melhorar o retorno do seu investimento com um ambiente que terá o aspecto de novo por muitos anos ao adotar as soluções adequadas.
Para acompanhar as tendências de Arquitetura e Design de Interiores com pedras naturais e dicas de tratamento das superfícies, siga a Cobral nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube!
A escolha da pedra para cooktop envolve:
1. Durabilidade do material;
2. Cores adequadas ao projeto;
3. Praticidade na limpeza;
4. Custo-benefício.
As cinco opções mais adotadas no mercado são:
1. Granito;
2. Mármore;
3. Quartzo;
4. Dekton;
5. Silestone.