A Pietrafina é uma técnica de corte. Com ela, placas de mármore, quartzito, granito e outros materiais são divididas na espessura de 5mm.
Esse perfil abre possibilidades para arquitetos e construtores. As pedras se tornarão mais leves e resistentes, além de adquirirem o efeito translúcido.
Entenda como funciona o corte Pietrafina e descubra por que essa técnica se tornou uma tendência!
Pietrafina é um corte de alta precisão em que reduzimos a espessura das pedras para 5mm. O material adquire leveza, resistência e translucidez. Logo, terá novas aplicações na arquitetura e Construção Civil.
A leveza é fruto da redução do material. Uma placa de 20 mm, por exemplo, sofrerá uma redução de 3/4 do volume de pedra.
A pedra de 5mm é compactada com um polímero em formato colméia, que consegue dissipar a energia do impacto com mais eficiência. Assim, o material final é menos sujeito a quebras, rachaduras e fissuras.
A espessura de 5 mm possibilita que a pedra seja iluminada com luz artificial ou natural. Usar a pedra translúcida ressalta os veios e traços únicos da superfície, sendo uma escolha estética para ambientes sofisticados.
O corte oferece um excelente retorno para marmorarias e construção civil. As peças leves e translúcidas são produzidas com abrasivos e apresentam um ótimo valor percebido pelo cliente, sendo reconhecidas como soluções exclusivas e diferenciais nos projetos.
As pedras mais utilizadas com o corte Pietrafina são o quartzito, o granito e o mármore.
O quartzito é uma pedra resistente e durável. Ela é composta, na maioria, pelo quartzo, responsável pela tonalidade clara do material. Moscovita, biotita, sericita e outros minerais podem trazer variações de cores e desenhos.
A pedra composta por mica, feldspato e quartzo também é um material com boa resistência. As diferentes proporções desses minerais influenciam as cores e tonalidades, existindo diferentes tipos de granito, do preto absoluto ao branco polar.
Mármore é uma pedra fruto da exposição do calcário a altas temperaturas e pressão. Assim como o granito, existem diferentes tipos de mármore, reconhecido como uma pedra sofisticada e delicada.
A leveza do material abre novas possibilidades para novas aplicações das pedras naturais em projetos.
Elevadores, barcos, fachadas, paredes externas e internas podem adotar o corte para reduzir o peso estrutural.
Os materiais cortados em Pietrafina podem revestir armários, bancadas, portas, gavetas e outros móveis.
O corte também é um facilitador para aplicação em painéis, paredes, teto e pisos.
As pedras translúcidas são uma boa opção para ambientes sofisticados, podendo ser usados em degraus, rodapés, bancadas, pias, abajur e luminárias.
O efeito translúcido é um dos atrativos para utilizar o corte Pietrafina. Para criar um design sofisticado e exclusivo, a luz é aplicada por trás da peça, preenchendo o material por dentro.
Cores vibrantes, como roxo, vermelho e azul, ajudam a construir uma atmosfera futurista. Já as tonalidades claras, como amarelo e branco, combinam com ambientes mais simples e contemporâneos.
Os leds podem ser acionados por controladores de intensidade, chamados de dimmers. Isso permite a criação de diferentes atmosferas, por exemplo, mudando a iluminação para eventos, festas e jantares.
As luzes também podem ser integradas aos sistemas de casa inteligente. Isso não só dará controle sobre as cores e intensidade, mas a possibilidade de automações, como aplicar diferentes autoajustes para dia e noite.
Em móveis, paredes e pisos pode ser interessante usar a luz direcional, destacando parte das pedras. Por exemplo, podemos instalar pequenas luminárias de LED embutidas no teto acima de um balcão de Pietrafina, criando um efeito de destaque que realça a textura e a cor da pedra.
O corte Pietrafina abre diversas possibilidades funcionais e estéticas, alterando o peso e a luminosidade. Por isso, é uma opção interessante para projetos de Arquitetura e Construção Civil que buscam diferenciais, sendo uma técnica com ótimo retorno em marmorarias e indústrias do setor.
Para ver outros exemplos de aplicação das pedras naturais nos projetos, navegue pelos artigos do nosso blog!
Pietrafina é um corte especial para produção de pedras naturais e sintéticas com 5mm de espessura. Isso torna o material leve e possibilita a aplicação do efeito translúcido.
As pedras em pietrafina são utilizadas de diferentes formas:
– Redução de peso estrutural em barcos, elevadores, apartamentos etc.;
– Acabamentos e revestimentos em paredes, pisos e tetos;
– Revestimentos móveis de cozinha, sala e banheiro;
– Acabamentos translúcidos em degraus, luminárias, pias etc.
O efeito translúcido pode ser potencializado com boas práticas no projeto luminotécnico:
– Avalie as cores ideais para o estilo de decoração;
– Utilize dimmers para controlar a luminosidade;
– Crie diferenciais com sistemas de automação;
– Adote pontos focais para destacar elementos-chave.