A serra circular agiliza o trabalho e aumenta a produtividade. É uma ferramenta que se destaca pela estabilidade e precisão nas tarefas.
Contudo, por ser uma lâmina rotacionada em alta velocidade, temos de tomar cuidado. Ela exigirá atitudes seguras antes, durante e depois do trabalho.
Continue a leitura para conhecer os 7 cuidados mais importantes e prevenir acidentes!
A serra circular é uma lâmina em formato de disco com espaços, que se assemelha a dentes, em sua superfície. Ao ser inserida em máquinas elétricas, ela é rotacionada em alta velocidade e possibilita o corte de materiais duros, como madeira, mármore e cerâmica.
Sua aplicação principal é o corte: separar materiais em partes com alta precisão e estabilidade. Pode ser usada em máquinas manuais, bancadas, esquadrejadeiras e outros equipamentos, adotados por prestadores de serviços e indústrias.
O trabalho apresenta como principal risco o corte involuntário, que pode causar danos ao operador e a terceiros. Em conjunto, choques elétricos, projeção de partículas, poeira e ruído são pontos de atenção.
As medidas preventivas buscam eliminar, reduzir ou controlar os riscos:
Se você conta com colaboradores, os riscos ocupacionais devem ser informados de forma transparente. A prevenção exige autoconsciência, assim como a conscientização da equipe. Além disso, sempre escolha bons fornecedores para garantir a confiabilidade da serra circular.
A prioridade é reduzir, eliminar e controlar os riscos, mas nem sempre isso é possível. No caso da serra circular, são necessários cuidados complementares, tanto no ambiente de trabalho quanto na proteção individual.
O uso de EPIs pode lidar com diversos riscos ocupacionais. Entre os equipamentos de proteção individual, encontramos:
As soluções também podem ser instaladas na máquina utilizada. Fique atento, por exemplo, à coifa protetora, a cobertura metálica que impede o corte no lado que não está em contato com o material. O aterramento e a trava de proteção também são dispositivos relevantes.
Os discos utilizados precisam ser de boa qualidade para não trincar ou partir. Isso porque, diante de danos à ferramenta de trabalho, as partículas seriam dispersas em alta velocidade.
Também é importante utilizar os discos adequados para a tarefa. Existem tipos de serras, como a contínua, que são mais voltadas para o trabalho de alta precisão, enquanto outras, como a normal, realizam um trabalho mais bruto.
Os cabos de alimentação são um ponto de atenção em tarefas com serra circular. Ao serem pisados ou arrastados, podem movimentar a máquina, trazendo riscos para o operador. O posicionamento deles sempre deve ser conferido antes de iniciar o trabalho.
A lista de verificação também deve conter a inspeção do disco de corte. Inspecione a lâmina para verificar se não há danos, rachaduras e trincos, realizando a substituição preventiva diante de problemas.
Outro cuidado é buscar uma empresa de referência ao comprar serras. Os produtos precisam ser padronizados com base em normas e especificações técnicas, garantindo a confiabilidade durante a operação.
Outro cuidado é seguir à risca a manutenção planejada pelo fabricante. A manutenção preventiva ocorre quando não há um conserto aparente a ser feito.
Nesse sentido, ela mantém o desempenho e a durabilidade da máquina. Além disso, antecipa problemas, garantindo a correta lubrificação, verificando a condição das peças, entre outros cuidados.
O corte com a serra circular exige o esforço em uma única direção. A máquina realiza um processo contínuo, em que o operador desloca o equipamento para frente ou para baixo, separando a peça.
Ela não deve ser operada no sentido oposto, mesmo quando há travamentos. Prefira sempre desligar a máquina e inspecionar o equipamento para entender o que aconteceu, de maneira segura.
O trabalho com a serra circular é seguro desde que realizado com o cuidado. Essa atenção começa antes de ligar o equipamento, firmando os materiais, inspecionando o disco, posicionando os cabos etc.
Durante o trabalho, o foco está em realizar movimentos firmes, não iniciar com a lâmina colada no material, não dar ré com a máquina, entre outros pontos de atenção. O treinamento dos colaboradores será importante para garantir que esses cuidados sejam uniformes no trabalho da equipe.
Outra forma de reforçar o comprometimento são os diálogos diários de segurança. O uso de EPIs e o manuseio de máquinas são temas relevantes para serem abordados em conversas diárias com o grupo.
A serra circular é uma ferramenta confiável quando investimos em produtos de boa qualidade. Com o uso adequado e os devidos cuidados, você não terá problemas com essa solução e pode aproveitar a eficiência de realizar cortes precisos e alcançar uma alta produtividade no seu negócio.
Para conhecer outros equipamentos, ferramentas e abrasivos que aumentam a produtividade no trabalho, siga a Cobral nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!
A serra circular é uma ferramenta que separa materiais em partes. Ela pode ser utilizada em madeira ou pedras, dependendo do tipo de material e design da ferramenta.
A serra circular é estável e precisa quando tomamos cuidados de segurança:
1. Use EPIs;
2. Use os discos adequados conforme o material;
3. Cuide dos cabos de alimentação;
4. Verifique o estado do disco;
5. Deixe a manutenção em dia;
6. Nunca “de ré” com a serra;
7. Mantenha atenção constante.