06 dez

Tudo que você precisa saber sobre discos diamantados

  dezembro 6, 2021 Cobral Dicas 0

Como já apresentamos anteriormente, para manter um trabalho de qualidade com a segurança necessária, é preciso saber os materiais que se utiliza para evitar surpresas desagradáveis e prejuízos que poderiam ser resolvidos com a peça correta.

Para te alertar e trazer mais informações a respeito da importância de conhecer os tipos de discos, a Cobral preparou um conteúdo exclusivo a respeito do disco diamantado, de alta precisão para cortes e detalhes. Continue lendo e fique por dentro!

O que é um disco diamantado?

No segmento de abrasivos, os discos servem para polir, dar brilho, cortar e aparar peças em diferentes materiais. Os discos diamantados recebem o nome por conterem diamantes sintéticos em sua extremidade, que dá a qualidade de abrasivo visto que este é o material mais duro encontrado na natureza, tornando o disco mais resistente.

As variações do disco diamantado

Existem três variações principais desse equipamento, sendo elas:

Disco diamantado contínuo: geralmente utilizado por assentadores de piso e pedreiros para o corte de pedras, porcelanato, azulejo e cerâmica. Dá um acabamento perfeito para superfícies delicadas com a menor velocidade de corte.

Disco diamantado turbo: o melhor para cortes em pedras de alvenaria, decorativas, granitos e mármores. A velocidade de corte é maior, fazendo com que a peça não fique lascada.

Disco diamantado segmentado: indicado para o corte de materiais mais robustos e pesados, como tijolos, telhas e concreto. Tem uma pressão maior.

Como escolher corretamente

Para não ter erro na hora de optar por tipos de discos diamantados, é necessário procurar informações a respeito do rendimento e da universalidade.

O rendimento refere-se ao número de metros cortados pelo disco, por isso, deve-se avaliar bem o projeto antes e adquirir o disco.

Já a universalidade significa a capacidade de apresentar bom rendimento em diferentes categorias de material.

Porém, também vale lembrar que o acabamento, velocidade e segurança são características a serem analisadas e pensadas antes de comprar um disco diamantado.

Cuidados e durabilidade

No momento do manuseio, é essencial manter toda a segurança para que não haja acidentes e cortes errados. Algumas dicas de como fazer todo o processo em segurança são:

  • Certifique-se de que o disco é o mais adequado para o trabalho
  • Confira as instruções do fabricante e verifique se o disco está colocado corretamente
  • A rotação da máquina deve seguir o sentido indicado pela seta do disco
  • Equipamentos de segurança são itens obrigatórios, principalmente protetores auriculares, máscara de respiração anti pó, óculos, avental e luvas de raspa de couro, touca de proteção e botas reforçadas.
  • Os discos diamantados devem ser utilizados em um ângulo de 90° em relação à peça, evitando curvas sempre.
  • Não utilize a lateral dos discos para desbaste.
  • Evite as trepidações sobre o corte e deixe o disco girar um pouco antes de fazer o corte.

Gramatura

A escolha da gramatura correta depende do objetivo a ser alcançado. No entanto, vale lembrar que o melhor a se fazer também é procurar um profissional antes de realizar o projeto visto que há diferentes milimetragens e cada uma se refere a uma finalidade de trabalho. Nosso time Cobral tem o atendimento que você precisa para o sucesso do seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Fique de olho no nosso blog para mais recomendações, produtos e serviços!

Para conhecer todas as nossas soluções em abrasivos, entre em contato com a equipe de especialistas!

📞 (11) 4736-8888 | (28) 3518-6333 | (27) 3300-6664
📱 (11) 99602-3391 (WhatsApp)
📧 contato@cobral.com.br


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *