O disco abrasivo é uma ferramenta projetada para remover irregularidades, polir, cortar e aprimorar a textura de uma variedade de superfícies, como as pedras naturais. Sua aplicação abrange desde trabalhos de marmoraria, marcenaria até atividades na indústria.
Existem vários tipos de discos abrasivos disponíveis no mercado, cada um adequado a diferentes necessidades e materiais. A Cobral, por exemplo, é especialista em abrasivos para pedras naturais e pisos cimentícios.
Neste conteúdo, explicamos quais são os principais discos abrasivos e como escolher o modelo ideal. Acompanhe!
O disco abrasivo é a peça removível que se encaixa nas ferramentas elétricas para corte, polimento, desbaste e lixamento. Ele determina o nível de agressividade ao material e deve causar um impacto compatível com as necessidades da tarefa.
Normalmente, eles são compostos por em partículas abrasivas formadas por óxido de alumínio (natural ou sintético), carboneto de silício, zircônio, cerâmica ou diamante. Esses pequenos grãos são ligados por um aglutinante que desempenha o papel de fixá-las em um suporte material, dando forma ao disco.
Os discos abrasivos são compatíveis com uma série de máquinas, tais como:
Os discos abrasivos variam conforme a função para a qual ele foi projetado. A seguir, confira os principais modelos disponíveis no mercado:
As lixas flexíveis são abrasivos utilizados em lixadeiras manuais, que podem realizar tarefas de desbastamento, lustro, polimento, entre outras. Por serem flexíveis, trazem mais conforto ao usuário no trabalho com superfícies curvas e onduladas.
O disco abrasivo frontal é usado para polir as bordas das peças, sendo aplicado com polibordas automáticas. No mercado, é possível encontrar os tipos metálico ou resinóide, em diferentes diâmetros e granulometrias.
O abrasivo de lustro oferece o acabamento final das peças, trazendo brilho às bordas, pisos, chapas e demais superfícies. Sua principal característica é a alta granularidade para não agredir a peça, sendo usado apenas para realçar suas cores e texturas.
O abrasivo metálico pode ser aplicado em tarefas mais extenuantes para a peça, geralmente em etapas iniciais do processo. Entre elas, estão o desbastamento e levigamento, que usam o atrito para remover imperfeições nas peças, indo das mais grosseiras às mais finas.
O Abrasivo Frankfurt está disponível em duas versões: diamantado e em resina. É uma solução bastante versátil, podendo ser aplicada tanto para o desbaste inicial quanto para o polimento.
O abrasivo bisote pode ser usado para criar chanfros ou biséis em mármores, granitos e quartzos. Ambos são acabamentos nas bordas das peças, criando curvaturas que são bonitas e reduzem os riscos de acidentes. Os discos podem ser metálicos ou resinoides, assim como contar com amortecedor para facilitar o trabalho.
O disco abrasivo boca de pia é usado para o acabamento interno dessas peças, no ponto em que será encaixada a cuba. Vários discos são inseridos simultaneamente nas máquinas, cada um sendo responsável por uma fase do processo. Inclusive, são usadas cores distintas.
A escolha do tipo de disco abrasivo para um projeto depende de uma série de fatores. Por exemplo, usar um disco para tarefas mais finas em atividades grosseiras não terá a efetividade desejada. Por outro lado, selecionar uma peça excessivamente agressiva para tarefa refinada pode danificar a peça ou gerar retrabalhos.
Veja abaixo, o que considerar no momento de escolher o tipo de disco abrasivo:
Independente da aplicação, ao manusear os discos abrasivos é essencial utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, óculos, luvas, máscaras entre outros.
Além disso, é recomendado seguir os passos abaixo:
A Cobral oferece uma linha completa de abrasivos para rochas naturais, como mármore, granito e quartzito, e pisos cimentícios. Você pode adquirir abrasivos, escovas, serras, acessórios e produtos líquidos de alta qualidade.
Conheça agora mesmo a linha completa de produtos e conte com as melhores soluções para o tratamento de pedras naturais!
O disco abrasivo é a peça removível que se encaixa nas ferramentas elétricas para corte, polimento, desbaste e lixamento. Ele determina o nível de agressividade ao material e deve causar um impacto compatível com as necessidades da tarefa.
O abrasivo pode tratar chapas, bordas, pisos e outras superfícies de pedras naturais, como mármore, quartzito e granito, entre outras finalidades. É um produto que atua tanto na produção como na recuperação de peças.