A serra diamantada corta materiais altamente resistentes, como pedras naturais e cerâmica. Esses produtos oferecem um excelente retorno financeiro devido à ampla aplicação nos setores de móveis, arquitetura e construção civil.
Ao buscar um fornecedor, avalie bem para escolher a ferramenta adequada. As serras variam em tamanho, formato e aplicações. Além disso, o material utilizado deve ter boa qualidade para evitar acidentes e garantir uma excelente produtividade.
Neste conteúdo, apresentamos as principais características e cuidados nessa decisão. Continue a leitura e conheça mais sobre o uso do disco diamantado em trabalhos manuais e industriais!
A serra diamantada é uma ferramenta de corte em formato de disco que tem a lâmina revestida por diamantes sintéticos. Esse abrasivo permite o corte em materiais duros e a realização de tarefas refinadas, a depender do produto escolhido.
A função da serra diamantada é o corte. O design, o giro em alta velocidade e o revestimento oferecem uma grande vantagem na tarefa de separar materiais duros com alta precisão.
O trabalho pode ser realizado com máquinas manuais (makitas) ou serra-ponte.
As máquinas manuais, por exemplo, são adotadas por azulejistas, marmoristas e pequenos construtores. Já as serras-pontes são comuns em marmorarias e indústrias de materiais de construção, que demandam ferramentas mais robustas e trabalham placas de grande porte.
O sucesso do trabalho depende da escolha do tipo de serra adequada para o projeto. A seguir, conheça os principais modelos disponíveis no mercado:
A serra normal conta com cavidades ao longo do disco, como se fossem dentes. Ela oferece um excelente poder de corte como ponto positivo.
Os modelos silenciosos contam com design e acabamento que minimizam os ruídos. São um ótimo investimento, por exemplo, para marmorarias próximas a áreas residenciais.
A serra contínua não apresenta o relevo e as cavidades ao longo da lâmina. Esse design aumenta a precisão do corte, indicada para mármores, granitos e pedras sintéticas em trabalhos finos e detalhados.
As serras makita são utilizadas em máquinas manuais e podem variar em relação ao poder de corte e durabilidade. Elas podem ser de três tipos:
As serras diamantadas podem ser usadas em máquinas manuais ou serra-ponte. Para isso, é importante verificar as especificações técnicas.
As serras pequenas, como a serra tipo makita, são utilizadas nas máquinas manuais.
As serras de 300mm realizam cortes em atividades que demandam o ângulo de 45º. Também são indicadas para o trabalho com cerâmica.
As serras de 350mm são utilizadas para o corte de pedras naturais. Elas podem ser utilizadas em máquinas serra-ponte e contam com versões normal e silenciosa.
As serras de 350mm contínua realizam um corte mais preciso e tem ruído intermediário. Podem ser adotadas em diferentes tipos de pedra.
Os cuidados com a segurança no trabalho são fundamentais no uso das serras diamantadas.
A superfície da lâmina e da pedra podem aquecer durante o processo. Por isso, o corte é sempre feito com água, com o resfriamento com água, podendo mitigar riscos à segurança.
Os trabalhadores devem receber e serem orientados sobre os equipamentos de proteção individual. Luvas, protetores auditivos, botas e óculos são exemplos.
O treinamento também é uma forma de mitigar riscos na utilização das máquinas. É importante que o profissional seja instruído adequadamente para evitar acidentes de trabalho.
A qualidade da serra é importante para não correr riscos de quebra e trinco no processo. Afinal, os estilhaços serão arremessados em alta velocidade, caso ocorra um dano à lâmina.
Como resultado, a confiabilidade dos produtos deve ser uma prioridade. A serra diamantada é uma ferramenta que precisa oferecer qualidade e segurança durante o processo produtivo.
Nesse sentido, os produtos da Cobral são uma opção de excelência para os seus projetos. Estamos no mercado de abrasivos desde 1966, oferecendo qualidade e bom atendimento para os nossos clientes.
A serra diamantada é uma material que oferece uma excelente produtividade e pode ser empregada em atividades lucrativas. Por isso, vale a pena investir em um fornecedor que entregue a segurança e qualidade necessárias nessa atividade.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a ferramenta, explore as soluções de abrasivos da Cobral e conte com um fornecedor confiável na sua empresa!
Serra diamantada é uma ferramenta em formato circular para máquinas manuais e industriais, que conta com a lâmina revestida de diamante sintético. Com isso, oferece um elevado poder de corte para pedras, porcelanato, cerâmica e outros materiais.
As serras diamantadas podem ser de três tipos:
– Normal — caracterizadas pelas cavidades ao longo da lâmina para aumentar o corte;
– Silenciosas — contam com uma forma que mitiga os ruídos na utilização;
– Contínua — a lâmina não conta com cavidades para tornar o corte mais preciso.
A serra diamantada deve ser escolhida em tamanho apropriado para o tipo de máquina. Geralmente, as serras de 110mm são utilizadas em máquinas manuais, enquanto as superiores a 350mm são adotadas em equipamentos de grande porte.