26 mar

Cobral: há mais de cinco décadas criando soluções abrasivas

  março 26, 2024 Cobral Abrasivos 0

A Cobral está desde 1966 oferecendo os melhores produtos para manutenção e tratamento de superfícies de pedras naturais, seguindo um processo contínuo de aperfeiçoamento. São itens reconhecidos pela inovação, alta qualidade e performance.

Ao longo da nossa trajetória criamos um portfólio diversificado para atender o mercado de rochas naturais e sintéticas. Uma trajetória pautada na excelência e na busca contínua por proporcionar sempre a melhor experiência aos nossos clientes.

Hoje, trouxemos um conteúdo sobre um assunto que temos total domínio e expertise: soluções abrasivas. Continue lendo e conheça mais sobre a Cobral, como foi a nossa história e nossos diferenciais. Acompanhe!

O que é a Cobral?

A Cobral Abrasivos é uma empresa especializada em abrasivos para rochas naturais que está há mais de cinco décadas no mercado. Desenvolvemos desde abrasivos e acessórios para máquinas até líquidos e pós para manutenção de tratamento de superfícies. 

Com sede em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, a Cobral está em 26 estados no país, além da presença no mercado internacional. Hoje, exportamos para diversos países, como os Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Japão, Nova Zelândia e Austrália.

Sinônimo de excelência, a Cobral construiu sua trajetória com base na confiabilidade e no alto padrão de qualidade dos produtos. Além do foco em um atendimento personalizado para garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas.

Qual a história da Cobral?

Fundada em 1966 por Flavio Romano Scognamiglio em São Caetano do Sul, a trajetória da Cobral Abrasivos começou modesta, em uma garagem.

Impulsionada pela visão de seu pai, Osvaldo Scognamiglio, experiente líder do setor de abrasivos no Brasil, Flávio não apenas enfrentou, mas triunfou sobre diversas crises financeiras, consolidando-se como um modelo de seriedade e confiança.

Acompanhando de perto a evolução do setor de granitos e mármores, a Cobral deu um passo significativo em 1977, inaugurando uma nova fábrica em Mogi das Cruzes, São Paulo. A empresa estabeleceu-se em um amplo terreno de 35.000 m², dos quais 10.000 m² são de área construída.

Pioneira no setor, em 1980, foi a primeira marca do mundo a fabricar rebolos para lustro final de granitos, marcando um capítulo relevante em sua história. Mantendo sempre a missão de oferecer soluções excelentes para o tratamento de superfícies, a empresa cresceu e se desenvolveu.

Alinhada com uma filosofia de desenvolvimento e modernidade, a empresa constantemente aprimora seus métodos de produção, adotando tecnologia de ponta.

O que são soluções abrasivas?

Abrasivos são ferramentas desenvolvidas para lixar, desbastar, cortar ou polir outros materiais como, rochas, madeiras, metais, gesso, entre outros. São produtos essenciais para o acabamento e manutenção de superfícies.

Podemos classificar como soluções abrasivas os seguintes itens: 

Portanto, são instrumentos bastante comuns em marmoraria, serraria, cutelaria, entre outros setores da indústria. Se deseja ver os melhores itens do mercado, baixe o catálogo de produtos da Cobral para conferir as nossas soluções abrasivas. 

Como são classificadas as soluções abrasivas?

Os abrasivos podem ser classificados em duas categorias: naturais e sintéticas. Os dois modelos têm as mesmas finalidades, que é realizar a manutenção ou tratamento de superfícies, porém contam com algumas características próprias importantes.

Cada tipo de abrasivo é indicado conforme o tipo de superfície, se natural ou sintética, além dos objetivos do uso. Trata-se de produtos que conferem um acabamento fino a uma peça e contribui para melhorar aspectos funcionais e estéticos.

Saiba a seguir mais sobre esses dois tipos de abrasivos!

Abrasivos naturais

Como o próprio nome sugere, os abrasivos naturais não foram providos pelo homem. Ele tem sua origem na natureza, especificamente dos minerais que formam as rochas ou em veios na crosta terrestre — essas matérias são colhidas e utilizadas pela indústria. 

Abrasivos sintéticos

Por outro lado, os abrasivos sintéticos são produtos projetados e desenvolvidos por empresas especializadas para diferentes finalidades. Hoje em dia, as soluções naturais estão sendo substituídas pelas sintéticas devido ao melhor custo-benefício e eficácia. 

Quando as ferramentas abrasivas podem ser utilizadas?

abrasivos

As soluções abrasivas são úteis em vários setores, especialmente no ramo de rochas naturais. Uma vez que este mercado é um dos principais motores da indústria de soluções abrasivas.

Com o amplo uso das pedras naturais e sintéticas na construção civil e arquitetura, os abrasivos são considerados ferramentas indispensáveis. Por meio do uso, os profissionais podem atingir os objetivos e o acabamento desejado pelos clientes.

Veja abaixo quando essas ferramentas podem ser utilizadas no tratamento de superfícies!

Polimento de mármore

Para dar brilho e uniformidade às chapas de mármore é necessário realizar o processo de polimento. Para isso, utilizam-se os abrasivos no formato Frankfurt, iniciando o levigamento das chapas com os abrasivos diamantados metálicos — finalizando com os abrasivos resinóides. 

Polimento de granito

O granito, mesmo sendo umas das rochas naturais com menos predisposição às manchas, necessita de um polimento para manter o brilho e a uniformidade. Nesse processo é utilizado abrasivos no formato tijolinho, iniciando com o levigamento da chapa com abrasivos diamantados metálicos — no final é feito o polimento com abrasivo resinóide.

Dar acabamento à superfície

 Geralmente utilizado em marmoraria, as lixas flexíveis são excelentes para dar acabamento em pias, cubas e mesas. Elas existem em diferentes tipos e garantem um acabamento fino e adequado a peça, de acordo com as etapas de tratamento adotadas.

Lapidação de pisos

A lapidação é o polimento do piso de concreto. Este processo, aumenta a durabilidade do piso e permite menos manutenção do mesmo. Nesse caso, utiliza-se dois tipos de soluções abrasivas, o inserto e a lixa antares.

Escovação de superfície 

 A escovação consiste em um procedimento que fornece um efeito texturizado e acetinado à superfície — usada em bordas, chapas, pisos de pedras naturais ou cimentícios. O método é feito com escovas no formato tijolinho, Frankfurt ou redonda.

Por que somos a melhor fornecedora de abrasivos?

A Cobral tem uma história de mais de 50 anos no mercado e conquistou ampla credibilidade no segmento de abrasivos. É uma empresa tradicional e que desenvolve produtos inovadores, sempre buscando a melhoria.

Nesse sentido, é a parceria ideal para ter em seu negócio ferramentas de alta performance e que vão ajudar a atingir um acabamento perfeito. Tudo com um atendimento personalizado e profissional, além de um ótimo custo-benefício.

Conte com os produtos da Cobral para fazer o tratamento e a manutenção de superfícies de rochas naturais. Temos uma linha completa de abrasivos, serras, líquidos e pós para atender às suas demandas.

Gostou do post? Se deseja conferir as melhores soluções do mercado, não perca tempo! Acesse o site da Cobral e conheça todos os nossos produtos ou entre em contato conosco para falar com a nossa equipe!

Em resumo

O que é a Cobral?

A Cobral Abrasivos é uma empresa especializada em abrasivos para rochas naturais que está há mais de cinco décadas no mercado. Desenvolvemos desde lixas e acessórios para máquinas até líquidos e pós para manutenção de tratamento de superfícies.

Quando os abrasivos podem ser utilizados?

– Polimento de mármore;
– Polimento de granito;
– Dar acabamento à superfície;
– Lapidação de pisos;
– Escovação de superfície.

Por que somos a melhor fornecedora de abrasivos?

A Cobral é destaque no mercado nacional e está presente em 26 estados, além da exportação para diversos países. Referência em qualidade e excelência, oferece produtos confiáveis e que atendem a todos os requisitos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *