12 mar

Granito escovado: elegância rústica com toque de modernidade

  março 12, 2024 Cobral Inovação 0

O granito escovado é uma tendência na arquitetura e decoração. Esse material oferece uma textura diferenciada que combina com estilos rústicos e modernos.

A transformação da pedra ocorre com o uso de produtos abrasivos, que desgastam a camada superficial do material. Com isso, a parte áspera e mais natural é exposta, criando um visual incrível para balcões, pisos, pias, entre outros.

Explore os diferenciais do granito escovado e entenda os cuidados para utilizar esse material em projetos pessoais e profissionais!

O que é granito escovado?

O granito escovado é um acabamento aplicado em superfícies para proporcionar uma textura rugosa e áspera. Esse procedimento envolve o desgaste da camada externa da pedra com o uso de produtos abrasivos, resultando em uma aparência rústica.

Essa técnica valoriza a singularidade do material, realçando suas características naturais, enquanto também proporciona uma superfície tátil e visualmente interessante. Assim, é um tipo de acabamento que combina perfeitamente para projetos que buscam a união entre o rústico e a modernidade. 

Qual é o tipo de abrasivo utilizado no processo de escovação do granito?

O processo de escovagem do granito envolve o uso de escovas abrasivas, que são feitas de cerdas diamantadas ou de Carbeto de Silício (SIC). A Cobral oferece produtos específicos para aplicar essa técnica, dispondo de escovas nos seguintes formatos:

  • Tijolinho: formato de bloco retangular;
  • Frankfurt: disco com pequenos blocos na superfície;
  • Redonda: design em círculo com cerdas.

As escovas apresentam diâmetro de 100mm e 125mm e podem ser usadas em pisos, bordas e chapas de pedras naturais ou cimentícias. Você terá opções diamantadas para maior poder de desgaste ou de SIC para trabalhos que exigem menos desgastes.

Como é feito o granito escovado?

Para aplicar a técnica de granito escovado utilize as escovas abrasivas em politrizes (automáticas ou  semiautomáticas), lixadeiras manuais ou máquinas polibordas para conferir o acabamento.

Execute movimentos circulares, aplicando pressão adequada para criar uma textura áspera. A intensidade da escovagem pode ser ajustada conforme o grau desejado de desgaste.

Em seguida, encerre o processo limpando a superfície somente com água. Certifique-se de limpar minuciosamente a superfície do granito para eliminar qualquer resíduo solto. 

Onde aplicar o granito escovado?

O granito escovado pode ser aplicado em diferentes ambientes:

  • bancadas de cozinha;
  • pisos de áreas internas e externas;
  • degraus de escadas;
  • tampos de banheiro;
  • revestimento de paredes;
  • soleiras de portas;
  • lareiras e áreas de estar;
  • fachadas de edifícios.

A aplicação pode combinar fins estéticos com a funcionalidade. Por exemplo, dependendo de como é feita a escovação, o processo reduz a aderência do material, evitando que a superfície seja escorregadia.

Outro ponto importante é que o resultado pode variar de acordo com o tipo de granito escolhido. Por isso, há grande versatilidade para encontrar soluções para diferentes ambientes, usando diferentes combinações de materiais e produtos abrasivos.

Como limpar?

A limpeza do granito escovado deve evitar produtos ácidos para não manchar a pedra. O ideal é realizar o processo com água, aplicados com panos, escovas e esponjas macias. No dia a dia, um cuidado é a limpeza imediata em caso de derramamento de líquidos. É importante não deixar vinho, azeite, óleo etc. por longos períodos para que a superfície porosa não absorva a substância e forme manchas indesejadas.

Granito escovado e polido: quais as diferenças?

O polimento do granito utiliza abrasivos com alta granulometria para criar uma textura lisa e brilhante. Já o granito escovado passa por um desgaste mais rústico utilizando escovas. Isso faz com que mantenha um aspecto aveludado e rugoso.

O granito escovado se destaca pela textura aveludada e rugosa. Ao ser aplicado nos projetos, cria um aspecto único que combina o rústico e o sofisticado, sendo compatível com os mais variados tipos de projeto.

Para encontrar soluções de alta qualidade para polimento e escovamento de pedras naturais, confira o catálogo de abrasivos, líquidos e acessórios da Cobral!

Em resumo

O que é granito escovado?

O granito escovado é um acabamento aplicado em superfícies para proporcionar uma textura rugosa e áspera. Esse procedimento envolve o desgaste da camada externa da pedra com o uso de produtos abrasivos, resultando em uma aparência rústica.

Como limpar granito escovado?

A limpeza do granito escovado deve ser realizada com produtos sabão ou detergente neutros, usando a parte macia das esponjas ou panos úmidos. É importante não usar produtos ácidos nem deixar líquidos, como vinho ou azeite, por longos períodos sobre a superfície para não manchar a peça.

Qual é o tipo de abrasivo utilizado no processo de escovagem do granito?

O processo de escovagem do granito envolve o uso de escovas abrasivas, que são feitas de cerdas diamantadas ou de Carbeto Silicio (SIC)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *