Escolher pedras para piso externo exige cuidados para unir beleza e durabilidade. São materiais expostos a condições desafiadoras, como variações de temperatura e água da chuva. Mas não se preocupe, vamos te ajudar a definir a superfície ideal para o seu projeto.
Para esse piso, buscamos pedras que sejam antiderrapantes e antitérmicas. Elas também precisam apresentar boa durabilidade, pois podem sofrer impactos, ação de produtos de limpeza e outras adversidades.
A seguir, explicamos tudo para você encontrar um excelente material e alcançar um ótimo custo-benefício. Continue a leitura!
As pedras para piso externo são uma tendência de Arquitetura. Os elementos naturais se incorporam ao ambiente com uma estética orgânica, criando um visual agradável.
Igualmente, oferecem boa resistência e durabilidade às adversidades:
Por isso, vemos as pedras naturais em diversos lugares:
As pedras naturais também podem receber tratamento de piso com produtos líquidos e abrasivos para aumentar a longevidade. Além disso, oferecem mais segurança, porque, quando antiderrapantes, evitam escorregões e acidentes.
Há diversas opções de pedras para pisos de áreas externas:
O granito é resistente a arranhões, impactos e desgaste. A rocha é composta de feldspato, mica e quartzo — e as proporções desses minerais criam diversos tipos, cores e desenhos.
A superfície se destaca pela facilidade de manter e limpar.
Uma dica é o granito escovado. Ele apresenta uma textura áspera e rugosa, ideal para áreas externas em que buscamos superfícies antiderrapantes.
A Pedra São Tomé é composta quase integralmente de sílica. A sílica minimiza a absorção de calor, mesmo quando a pedra é exposta ao sol.
Por isso, esse material combina muito bem com áreas de piscina, passarelas, varandas e outros pisos externos.
A ardósia é uma pedra composta de mica e clorita, que são componentes da argila. Geralmente, ela está disponível em cores escuras e sofisticadas, como chumbo, grafite e verde-escuro.
As vantagens de usar essa pedra em áreas externas estão relacionadas à porosidade e baixa absorção de água.
O quartzito é ideal para o uso no dia a dia. Esse material resiste bem a impacto, abrasão e riscos, podendo ser aplicado em áreas com grande tráfego de pessoas.
Em relação à estética, podemos explorar os traços únicos de cada peça. A combinação de minerais, como muscovita, biotita, dumortierita, sericita e turmalina, oferece incontáveis opções.
O mármore é adotado em áreas externas onde a estética é uma prioridade. Ele é amplamente valorizado por sua beleza e elegância, com opções desde o branco puro até tons mais escuros com veios distintos.
Essa pedra natural requer cuidados adicionais, e você deve avaliar bem antes de adotar no projeto.
O basalto é uma rocha formada a partir do rápido resfriamento da lava basáltica. É conhecido por sua extrema resistência e durabilidade, tornando-se uma escolha popular para áreas de grande circulação e tráfego intenso.
Os tons escuros e foscos, como preto e cinza, oferecem uma estética moderna e elegante para a pedra. Também é uma pedra fácil de limpar e manter no dia a dia.
O projeto deve considerar a estética, durabilidade e funcionalidade das pedras para piso externo.
Para garantir a segurança, priorize superfícies antiderrapantes, especialmente ao redor de piscinas e na entrada das casas. Outro cuidado é usar a pedra com suas características naturais, sem polimento — que deixa a superfície mais lisa.
Os materiais devem estar adequados às variações climáticas do local. Em ambientes descobertos, precisamos ficar atentos à absorção de calor, devido à exposição das pedras ao sol.
A cor e os veios da pedra oferecem um desenho único e sofisticado. Por isso, avalie opções que complementam o design geral da área externa — granito e quartzito, por exemplo, costumam apresentar diversas variações e podem ser usados em diferentes tipos de projeto.
A durabilidade influencia a longevidade do seu investimento. Pedras conhecidas pela dureza e resistência se mantêm bonitas e funcionais por muitos anos.
A área externa é mais exposta à sujeira. Nem sempre vale a pena apostar em materiais que demandam produtos específicos ou podem ser facilmente arranhados, ou danificados.
Portanto, em superfícies externas é altamente recomendável fazer a impermeabilização do material. O processo consiste em utilizar uma solução para criar uma camada de proteção contra a impregnação de sujeira e limo.
Além disso, por se tratar de áreas expostas, a impermeabilização tem que ser mais recorrente
O segredo para escolher as pedras para piso externo é combinar a beleza com a funcionalidade. Após escolher uma pedra que faça sentido com a estética do seu projeto, busque informações se a superfície é durável e antiderrapante.
Ademais, pedras que exigem pouca manutenção ajudam a economizar tempo e esforço no dia a dia.
Independentemente da escolha, o tratamento adequado fará a diferença para garantir a longevidade do investimento. Conheça as soluções da Cobral que ajudam as pedras naturais a manterem a beleza por muitos anos e fazem você economizar com a troca de acabamentos e revestimentos!
As melhores pedras para piso externo são granito, basalto, pedra São Tomé e ardósia. Esses materiais combinam beleza e durabilidade, resistindo às variações do clima e tendo uma superfície antiderrapante.
As pedras para ambiente externo devem priorizar:
– Superfície antiderrapante;
– Resistência a temperatura;
– Ótima durabilidade;
– Cores e veios que combinam com o projeto;
– Facilidade de limpar no dia a dia.